Pousadas em Visconde de Mauá
Faça já a sua reserva (024) 3387 1595 • (024) 9968 2210
Visconde-de-Maua.com > Quem foi o "Visconde de Mauá"? História - Irineu Evangelista
Irineu_Evangelista_Visconde_Maua1944.jpg Quem foi o "Visconde de Mauá"? História - Irineu Evangelista
A visão empresarial de Mauá
Mauá em gravura de 1884.

Convivendo em uma sociedade rural e escravocrata, o contato com a mentalidade empresarial britânica que, nos meados do século XIX, gestava a segunda fase da Revolução Industrial, foi determinante para a formação do pensamento de Mauá.

O seu estilo liberal de administrar era personalíssimo para o Brasil, país acostumado à forte centralização monárquica que o Poder Moderador, expresso na Constituição de 1824, havia reafirmado.

Os seus primeiros passos como empresário foram marcados pela ousadia de projeto, apostando no emprego à tecnologia de ponta. Em toda a sua carreira preocupou-se com a correta gestão de recursos, marcada por uma administração descentralizada, onde a responsabilidade de cada indivíduo na cadeia de comando era valorizada. A sua política salarial expressava, em si própria, um investimento nos talentos de seus empregados, tendo sido pioneiro, no país, na distribuição de lucros da empresa aos funcionários. Em complemento, incentivava os seus colaboradores mais próximos a montar empresas e a fazer negócios por conta própria. O nível de gerência era contemplado com créditos e apoio logístico para operar os empreendimentos, o que combinado com a autonomia administrativa e com a participação nos lucros, permitia fazer face à maioria das dificuldades.

Desse modo, Mauá controlou oito das dez maiores empresas do país: as restantes eram o Banco do Brasil e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, ambas empreendimentos estatais. Chegou a controlar dezessete empresas, com filiais operando em seis países. Sua fortuna em 1867, atingiu o valor de 115 mil contos de réis, enquanto o orçamento do Império do Brasil para aquele ano contava apenas com 97 mil contos de réis. Estima-se que a sua fortuna seria equivalente a 60 bilhões de dólares, nos dias de hoje.

Mauá também foi muito conhecido por suas idéias contrárias à escravidão, o que o distanciava das elites políticas do Império, o que se ressentiu indiretamente nos seus interesses comerciais. Com o passar dos anos, Mauá foi se afundando em dívidas, pois sempre que não conseguia recursos, fosse através de subscrições, ou através do apoio financeiro do governo, lançava mão das reservas de sua base de operações: o Banco Mauá & Cia.
Start/Stop visconde-de-maua.com Home Subir um nível Índice Primeira foto Foto anterior Próxima Foto Última Foto
Foto 6 de 7

Visconde de MauáPousadasHoteisChalésImóveis ContatoCachoeirasBlog ImóveisReservas de PousadasContato ImóveisMapasTempo

Faça sua Reserva de Pousada em Visconde de Mauá por telefone ou E-mail

MauaPousadas.com Reservas • Tel.: (024) 9968 2210 • (024) 3387 1595 •
• Fax: (024) 3387 1705


Imóveis compra, venda Imóveis Contato/E-mail
Imobiliária Tel. (024) 9945 3883 ( M&M Imóveis CRECI 32623)

 

Copyright ©2008 [visconde-de-maua.com]. Todos os direitos reservados.
Patrocinio: Pousadas em Visconde de Mauá (MauaPousadas.com)
Fotos: Fotografa Cris e Foto Estudio Rio
Revisado em: Saturday, 14-Feb-2009 12:12:55 EST *