Pavimentação estradas RJ-163/RJ-151 (Visconde de Mauá)

quarta-feira, junho 24, 2009
By admin

A pavimentação, o asfalto da estrada de Mauá está cada vez mais perto. Isto, claro, tem influência no turismo e nos imóveis de Mauá.

Ainda mais que o projeto da estrada é “verde” e ecologico. Uma das condições para  era a construção da rede de esgoto de Mauá, para garantir que os Rios continuam limpos mesmo com o movimento adicional turistico causado pelo asfalto.  Pudemos vir pessoalmente que os canos desta rede estão sendo colocados e já foi escolhido e comprado o local da central de tratamento de Maringá.

Para se antecipar, sugerimos que entre em contato com a imobiliária M&M imóveis para comprar imóvel para a sua pousada, hotel, chacara, fazenda, casa, ou terreno em Mauá antes que os preços subam. Especialmente pousadas e hotéis estão prestes a se valorizarem com a nova estrada.

O antigo projeto de pavimentação da RJ-163, que liga a Vila de Capelinha – um pouco depois de Penedo – a Visconde de Mauá, parece que finalmente vai sair do papel. Além do trecho de 15,5 quilômetros, cujo edital de licitação para as obras já foi publicado no Diário Oficial, a RJ-151, entre as vilas de Maromba (Itatiaia) e Ponte dos Cachorros (Resende), percurso com 5,3 quilômetros, também deve ser pavimentada. Juntas, elas devem constituir a primeira estrada-parque do estado.

RJ 163 antes de Capelinha, no trecho que já foi pavimentado
RJ 163 antes de Capelinha, no trecho que já foi pavimentado

No dia 6 de junho, haverá uma audiência pública sobre o tema, e o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, espera que, no mais tardar em julho, a pavimentação seja iniciada.

- Mas quero que as obras comecem ainda em junho, para aproveitar o período de estiagem. A previsão de término é de oito a dez meses – estima o vice-governador.

Para a construção da estrada-parque, foram liberados R$ 28 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do governo federal. Como as estradinhas cortam a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, o projeto de asfaltamento durante muito tempo dividiu opiniões. Donos de pousadas e moradores da região temiam que, com a facilitação do acesso, Mauá passasse a ser vítima do turismo predatório. Segundo Pezão, esse panorama mudou:

- Ouvimos ambientalistas e a comunidade, e 99,9% foram a favor do projeto

Fonte “Jornal O Globo” 29 de Maio 2009: oglobo.globo.com/viagem/mat/2009/05/29/prazeres-simples-sofisticados-aguardam-os-casais-em-busca-de-um-feriadao-romantico-em-visconde-de-maua-756094906.asp

  • Share/Bookmark

Leave a Reply

FireStats icon Produzido pelo FireStats