RJ-163 Asfaltamento Estrada Parque Set. 2010

quarta-feira, setembro 29, 2010
By admin

O asfalto progrediu além do ponto de pergunta, no início da subida da serra. Note que começaram asfalto em Mauá rumo Alto da Serra, mas estamos sem fotos novas. O fim da obra é previsto para Janeiro 2011.

RJ 163 bifurcação Capelinha, asfaltada 
Bifurcação Capelinha, já tudo asfaltada
final-asfalto-rj163-ponto-pergaunta 
Detalhe RJ-163 perto o "Ponto de Pergunta"
rj-163-ponto-pergunta-pronto-asfalto 
RJ 163, pronto para asfalto, após o "Ponto de Pergunta"
rj-163-muro-contantamento 
Detalhe muro de contenção RJ 163
rj-163-detalhe-agua
Detalhe RJ 163

Obras em andamento em Visconde Mauá

27/9/2010 – 18h56

Outra via que começa a ganhar cara nova é a que leva os turistas para Visconde de Mauá, no sul fluminense. Duzentos operários pavimentam um trecho da RJ-163, que corta a área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira. É a primeira via do país construída no conceito de estrada-parque e terá travessias para animais, asfalto menos poluente e preservação do curso de rios e córregos da região.

O projeto prevê 20 km de pavimentação nos trechos Capelinha-Mauá e Maromba-Ponte dos Cachorros. A estrada, que tinha quatro metros de largura, foi duplicada. O terreno, cheio de pedras e que costuma ser interditado em dias de chuva forte, está sendo coberto por asfalto de polímero, menos poluente.

Para garantir rotas migratórias para os animais, minimizando riscos de acidente, estão sendo instalados bichodutos ou zoopassagens. Também foram projetados mirantes. A estrada fica na Serra da Mantiqueira e tem a Serra da Bocaina ao fundo, numa região de 1.300 metros de altitude.

A estrada é fundamental para o desenvolvimento econômico e deve impulsionar o turismo em 20%. De acordo com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga, o projeto incluiu a construção de uma rede de esgoto para absorver o aumento da população.

imprensa.rj.gov.br/SCSSiteImprensa/detalhe_noticia_int.asp?ident=8314


Em Mauá as obras já começaram. Duzentos operários pavimentam o trecho da estrada que corta a área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira. É a primeira via do país construída no conceito de estrada-parque e terá travessias para animais, asfalto menos poluente e preservação do curso de rios e córregos da região.
De acordo com o projeto estão previstos 20 quilômetros de pavimentação nos trechos Capelinha-Mauá e Maromba-Ponte dos Cachorros. A estrada, que tinha quatro metros de largura, foi duplicada. O terreno, cheio de pedras e que costuma ser interditado em dias de chuva forte, está sendo coberto por asfalto de polímero, menos poluente. Para garantir rotas migratórias para os animais, minimizando riscos de acidente, estão sendo instalados bichodutos ou zoopassagens. Ainda foram projetados mirantes.
A estrada fica na Serra da Mantiqueira e tem a Serra da Bocaina ao fundo, numa região de 1.300 metros de altitude. Ela é fundamental para o desenvolvimento econômico e deve impulsionar o turismo em 20%. De acordo com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga, o projeto também incluiu a construção de uma rede de esgoto para absorver o aumento da população.
diariodovale.com.br/noticias/2,28835.html

 


Ir a Visconde de Mauá vai ficar mais fácil

Caminho para destino turístico no sul do Rio está sendo pavimentado como estrada-parque

26 de setembro de 2010 | 0h 00

O caminho para Visconde de Mauá, no sul fluminense, está tomado por retroescavadeiras, caminhões e tratores. Duzentos operários pavimentam um trecho da RJ-163 que corta a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Primeira via do País construída no conceito estrada-parque, prevê travessias para animais, asfalto menos poluente, preservação do curso de rios e córregos da região. [...]

Além da preocupação com a obra, há o temor de que a região não tenha estrutura para suportar o possível aumento do turismo. Em Visconde de Mauá, vivem 5 mil pessoas. Essa população dobra na alta temporada. A área tem 170 pousadas e chalés para aluguel,[...]

A estrada é fundamental para o desenvolvimento econômico. Nossa esperança é que impulsione o turismo em 20%", afirmou Oswaldo Caniato, da Mauatur. estadao.com.br/estadaodehoje/20100926/not_imp615349,0.php

  • Share/Bookmark

Tags: , , ,

Leave a Reply

FireStats icon Produzido pelo FireStats